quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Como iniciar sua carreira como programador PHP

Como iniciar sua carreira como programador PHP
A linguagem PHP pode não ser uma das linguagens mais inovadoras do mercado, mas ainda é a que está por trás de uma grande maioria de servidores e sites. Sua função primária é a de programar para a web - ou seja, é essencial para quem deseja se tornar um desenvolvedor para internet.

O primeiro passo para ser tornar um programador PHP é entender quais são as vantagens de aprender essa linguagem de programação. PHP é uma linguagem que possui um uso de baixo custo, já que ela é livre de taxas de licenciamento. Ela também permite a livre escolha de sistema operacional e de servidor web em uso. Além disso, é uma linguagem relativamente simples para quem está iniciando o aprendizado.

É importante saber que o PHP possui várias versões, e que o programador precisa estar sempre atento e atualizado. Uma vez por ano uma nova versão da linguagem é lançada, com melhorias e novidades, que a tornam cada vez mais robusta e segura.

Comece a estudar PHP agora mesmo
Para se aprofundar no assunto de forma profissional, existem alguns cursos indicados para iniciantes. Confira:

Curso completo de PHP 7
Esse é para quem quer se tornar um desenvolvedor PHP, aprendendo do básico ao avançado a programar com dois especialistas no assunto. Ao final do curso, você estará apto a desenvolver sites e sistemas utilizando uma linguagem robusta e completa, o PHP 7, além de aprender boas prática se analisar mudanças ocorridas na linguagem. Você também desenvolverá um projeto completo ao decorrer do curso (que já poderá ser adicionado ao currículo!). Para acessar o curso, clique aqui.

Criação de sistema de cadastro com PHP usando CRUD
O curso ensina, de forma prática, a criar um sistema de cadastro completo, com opções de inserir, consultar, editar e deletar registros no banco de dados com PHP. De forma organizada e de fácil manutenção. Para fazer esse curso, é necessário ter conhecimentos prévios em PHP e saber sobre HTML5 e CSS3.

Aprenda PHP do zero e faça sites dinâmicos
Para quem quer aplicar o PHP na construção de sites, esse curso oferece o domínio da linguagem PHP do zero. Assim, você estará apto a criar sites com código limpo e conteúdo dinâmico. Aprende, também, a trabalhar com bases de dados MySQL e a processar formulários de maneira segura - tudo com PHP, claro.

Desenvolva um projeto próprio
Ser um programador PHP demanda muitas características, mas algumas delas são imprescindíveis. Por exemplo, é muito bom ter todo o conhecimento teórico necessário, mas também é importante ter um currículo que apresente projetos práticos concluídos. As empresas prestam muita atenção nisso ao contratar programadores PHP.

Se você não está desenvolvendo nenhum projeto importante no trabalho, ou não tem espaço para isso, a dica é criar um próprio. Além de trabalhar com o projeto que desejar, você também se envolverá em todas as etapas do processo. Isso com certeza dará mais substância para o seu currículo e uma guinada na sua carreira como programador PHP.

Amplie seus conhecimentos
Para trabalhar com PHP, também é importante saber sobre HTML, CSS, Javascript, XML e banco de dados. Afinal, o uso da linguagem deve ser conciliado com ferramentas e frameworks que ajudam o trabalho a ser concluído de forma mais produtiva. A seguir, indicamos cursos online que vão te ajudar a adquirir os conhecimentos que faltam no seu currículo:


Conte com comunidades e mentoria
São inúmeras as comunidades PHP que podem te auxiliar a desenvolver projetos e tirar dúvidas. Comunidades são espaços interessantes, pois além de aproveitar o conhecimento disponível em discussões, você também pode conhecer pessoas do mesmo ramo que possam vir a ser parte da sua rede de contatos profissionais. Com isso, você aplica as suas oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional no mundo PHP.

Pesquise fóruns, eventos, palestras e aprofunde-se ainda mais na linguagem PHP!

Zona do Guaxinim
Os comentários são de responsabilidade dos criadores e não refletem na opinião dos autores do site.

   Blog Zona do Guaxinim.