O que faz de Bungo Stray Dogs um excelente anime?

Era uma madrugada qualquer, quando intrigado por ter visto Bungo Stray Dogs na programação da Loading, decidi dar uma chance ao anime.

O resultado é o texto em questão, onde falo sobre três pontos de encher os olhos na obra, sem ao menos entrar no mérito dos belos traços e da animação de qualidade (tive que citar na introdução, haha).

Bora lá?

Ambientação criativa e interessante

Somos apresentados ao conceito da Agência de Detetives Armados, presente em uma cidade marcada pelo sobrenatural, onde certa parte dos habitantes possui poderes mágicos. Isso ocorre quando o trio Atsushi Nakajima, Osamu Dazai e Doppo Kunikida se vê, por força das circunstâncias, caçando um tigre que anda aterrorizando o local.

Logo no primeiro episódio, com a ajuda de um plot twist, entendemos a dinâmica da coisa e ainda temos um vislumbre dos tais poderes, como o “Não Mais Humano”, capaz de anular qualquer outro com apenas um toque.
Agência de Detetives Armados - Bungo Stray Dogs
Edogawa Ranpo (com a roupa estereotipada de detetive) e os três rapazes já citados.

Pegada sombria

Entre os protagonistas temos um garoto que foi expulso do orfanato em que vivia e um detetive com fortíssimas tendências suicidas. Apesar da trama por diversas vezes "aliviar" esses e outros backgrounds, tirando sarro dos mesmos, o clima intencionalmente não é dos mais leves!
Atsushi Nakajima

Referências à literatura

Cada protagonista da série recebeu o nome de um famoso escritor japonês, além de um toque da personalidade do mesmo. Por exemplo, a obsessão do detetive Osamu Dazai pelo suicídio era um traço marcante do autor homônimo, que tirou a própria vida após diversas tentativas.

Outros personagens também possuem nomes de escritores famosos, inclusive estrangeiros, como Herman Melville (Moby Dick), Margaret Mitchell (E o Vento Levou), F. Scott Fitzgerald (O Grande Gatsby), Edgar Allan Poe (O Corvo) e H. P. Lovecraft (O Chamado de Cthulhu). Além disso, as habilidades de cada um deles são baseadas em obras dos próprios autores.

Não iremos nos aprofundar no assunto, já que são dezenas de personagens, mas é só pesquisar pelo nome ou respectiva magia para descobrir sua fonte!
Osamu Dazai

Assista ao primeiro episódio de Bungo Stray Dogs aqui! - Bônus

Disponibilizado pela Crunchyroll Brasil em seu canal no YouTube, o episódio inicial está completinho e com dublagem em português. É só separar pouco mais de 20 minutinhos e mandar ver!