Twitch se aproxima das 2 bilhões de horas assistidas com ajuda do serviço Prime Gaming

Todos esses números foram divulgados recentemente, e mostram toda a força da Twitch na internet. Até mesmo alguns criadores de conteúdo brasileiros conseguiram destaque, como no caso do Alexandre Borba, popularmente conhecido como Gaules. Ele ficou entre os 10 streamers mais consumidos em agosto, dividindo espaço com o também brasileiro Victor Augusto, o Coringa. O interessante é que ambos produzem conteúdos diferentes, mas focados nos fãs de games. Mas, não é só isso que explica esse grande sucesso com 1,9 bilhão de views da plataforma, principalmente diante do YouTube e do Facebook.
Um dos grandes diferenciais da Twitch é o serviço Prime Gaming, que oferece ao assinante uma lista de vários jogos gratuitos. Além disso, em alguns jogos conhecidos, como League of Legends e Fortnite, o jogador tem direito a bônus exclusivos e itens exclusivos. A ideia é fazer com que o espectador também aproveite os jogos, e não fique apenas acompanhando as transmissões ao vivo. Um diferencial que os concorrentes não conseguem oferecer ainda. Isso pode não explicar 100% do domínio, mas ajuda a entender a força que a plataforma da Amazon possui.
A ideia de oferecer premiações aos usuários é algo bem-sucedido no mundo dos jogos online. Um bom exemplo está nas plataformas de jogos de apostas, como a Gatorama Casino e a Winorama Casino, que oferecem bónus sem depósito para os apostadores e chamam a atenção de iniciantes neste universo. É possível ganhar mais de R$ 10 com uma aposta simples, e sem colocar nenhum dinheiro real em risco. Uma estratégia para apresentar os cassinos online para as pessoas, e mostrar que essa é uma experiência cada vez mais dinâmica e interativa.
Games por assinatura
Esse serviço de oferecer jogos gratuitos em troca de uma assinatura mensal não é novo. Na verdade, nos últimos anos, diversas empresas começaram a apostar neste modelo para chamar a atenção dos fãs. A Microsoft conseguiu alavancar as vendas do Xbox Series X, console lançado em 2020, exatamente com o serviço Xbox Game Pass, onde os jogadores possuem um catálogo rico de títulos antigos e recém-lançados. Ou seja, não é exatamente uma estratégia inovadora.Outras empresas, como a Nintendo e a Sony, também apostam nesta tática semelhante, inclusive com jogos ainda maiores. O objetivo principal é fazer com que o assinante fique fiel aos produtos, e continue a pagar constantemente. Assim, ao invés de gastar alto em apenas um jogo, a pessoa pode ficar pagando um valor mensal e ganhar diversos bônus para usar o videogame. É uma ideia interessante que está fazendo o mercado gamer manter o crescimento dos últimos anos.
Apesar disso, nenhuma dessas empresas conseguiu consolidar o domínio igual ao da Twitch. Por ser apenas uma plataforma de streaming, é curioso que tenham jogos gratuitos para os assinantes. No entanto, isso acontece e faz muito sucesso. A projeção é que o domínio diante do YouTube e do Facebook fique ainda maior nos próximos anos, pois a estratégia é única.
De olho nos criadores
O sucesso da Twitch é tão forte que os criadores de conteúdo se transformaram em verdadeiras celebridades. Além de somarem milhões de seguidores, eles também conquistaram uma resposta financeira muito alta. Por isso, a plataforma está alterando a remuneração oferecida. Isso faz com que o serviço possa se manter lucrativo, enquanto não perde a popularidade que conquistou nos últimos anos.Alguns criadores de conteúdo podem não gostar disso, mas é a política atual da plataforma. O serviço tem conseguido ser um sucesso absoluto, e está pensando no futuro das transmissões ao vivo por lá. A ideia é dar mais espaço para novos streamers.
A Twitch é uma referência no universo gamer, e a tendência é que isso continue pelos próximos anos. Comprada pela Amazon em 2014, o serviço tem tudo para continuar investindo alto para manter todo o domínio em um setor que movimenta bilhões de dólares todos os anos.